Profissionais têm feito paralisações como protesto a falta de reajustes salariais e condições ruins de trabalho
Pilotos e comissários de voo iniciaram uma paralisação parcial na manhã desta segunda-feira (não foi especificado o dia) em aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, afetando diversos voos.
Impacto nos Aeroportos
A greve, que ocorreu entre 6h e 8h, causou atrasos em Congonhas (4 voos), Guarulhos (10 voos) e Galeão (3 voos). Em Ribeirão Preto, apenas um voo da Latam, vindo de Guarulhos, chegou com quase meia hora de atraso.
Motivos da Paralisação
A paralisação é motivada por divergências nas negociações salariais entre a categoria e as companhias aéreas. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial, melhorias no regime de descanso e alterações na jornada de trabalho, atualmente de 12 horas diárias, com a proposta de aumento para 13 horas e redução de folgas de 10 para 9 dias.
Possíveis Desdobramentos
A greve, sem prazo definido, preocupa passageiros, especialmente com o aumento do fluxo de viagens previsto para o fim do ano. O sindicato dos aeronautas afirma que a paralisação ocorrerá diariamente nos principais aeroportos, das 6h às 8h. Apesar da greve parcial, o impacto em conexões e voos subsequentes é significativo, podendo afetar viagens internacionais. A situação é acompanhada de perto, pois a falta de um prazo para o fim da greve gera incerteza para passageiros e companhias aéreas.



