Diretor da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão, Antônio Sérgio Inácio, retrata a realidade do setor
Com o aumento de casos de covid-19 no Brasil e no mundo, o setor de turismo sofre um novo revés. O impacto se inicia com o cancelamento de voos nacionais e internacionais devido ao afastamento de funcionários das companhias aéreas com sintomas da doença.
Efeito em Cascata no Turismo
A situação afeta toda a cadeia produtiva do turismo. Hotéis, pousadas e casas de campo registram cancelamentos de reservas. Pacotes turísticos e eventos musicais também são impactados, gerando um efeito dominó que prejudica diversos segmentos.
Impacto Regional e Retração de Viagens
Em regiões turísticas, observa-se uma retração significativa nas hospedagens. Mesmo destinos próximos, que antes atraíam turistas para bate-voltas ou viagens curtas de fim de semana, registram queda acentuada na procura. O medo da contaminação e a incerteza quanto à situação sanitária levam as pessoas a adiar ou cancelar seus planos de viagem, impactando restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos locais.
Leia também
Desafios para Agências de Viagem
Agências de viagens enfrentam dificuldades para lidar com a situação. Além dos cancelamentos, há desafios para remarcar viagens e lidar com as renegociações de pacotes e reservas. A redução de funcionários e a incerteza sobre o futuro do setor geram preocupações quanto à sustentabilidade das empresas. A busca por soluções e a esperança por medidas governamentais que auxiliem o setor são fundamentais para a retomada das atividades.



