Com camisas da Seleção, bandeiras do Brasil e bexigas verde e amarelas, manifestantes acompanharam votação em telão na rua
Em Ribeirão Preto, a atmosfera era de final de Copa do Mundo, com bandeiras do Brasil, bexigas verde e amarelas e rostos pintados. Um telão transmitia ao vivo a votação do impeachment no plenário da Câmara em Brasília, um momento crucial para o país.
O Despertar da Consciência Política
O movimento Brasil Limpo organizou a exibição na Avenida 9 de Julho, onde o estudante Luiz Gicalil-Stefany expressou entusiasmo: “É muito bonito perceber que o povo finalmente acordou, né? Acho uma coisa inspiradora.” Para Naya Angelini Dias, auxiliar administrativa, a crise política serve de exemplo: “Foi um trabalho longo da população, que custou a entender e a participar da vida política do país, mas que na hora que caiu a ficha, a cor da fluiu.” Ela espera que os brasileiros acompanhem mais de perto as ações dos governantes.
Lições da Crise e Amadurecimento Político
Claudio Tamuda, relações públicas, trocou o descanso em casa para acompanhar a votação. Ele acredita que o processo de busca por transparência na política brasileira amadurecerá as decisões futuras nas urnas. “Para mim, que acompanhei o impeachment do Collor e atrásra a gente presenciando esse desastre desse desgoverno, acho que é justo, é legítimo”, afirmou. Tamuda vê o momento como uma “evolução politizada”, onde o brasileiro compreende que política é participação, não apenas partidarismo.
Leia também
Análise de um Cientista Político
O professor de Filosofia e cientista político e social, Baldo Silveira, presente na Avenida 9 de Julho, argumenta que o governo cometeu uma série de erros e desmandos. “Primeiro, a omissão da própria presidente. Segundo, que foi a falta de honestidade. Terceiro, a sua prepotência em termos de governar um país”, explicou. Silveira defende que a gestão pública exige humildade e alianças corretas, visando o bem do país, e critica a busca pelo poder pelo poder.
A manifestação pró-impeachment em Ribeirão Preto, segundo a Polícia Militar, transcorreu de forma pacífica, sem incidentes. O evento marcou um momento de participação cívica e reflexão sobre o futuro político do Brasil.



