Ouça a reportagem de Monize Zampieri para a CBN Ribeirão
Na sessão desta quinta-feira, o vereador Walter Gomes deve ser eleito presidente da mesa diretora da Câmara de Ribeirão Preto em 2014. A eleição encerra uma longa espera de 25 anos.
A Longa Jornada de Walter Gomes
Eleito pela primeira vez em 1988, Walter Gomes já lançou seu nome à principal cadeira do legislativo 19 vezes. Após tantas derrotas, o vereador decidiu confirmar a candidatura apenas no fim da tarde, após ter certeza da eleição. Em 2009, Gomes afirma ter tido a promessa de voto de 16 vereadores, mas perdeu a disputa devido à pressão política.
O “Mesão” Alinhado com a Prefeita Darci Vera
A presidência da mesa para 2014 está alinhada. O “mesão”, como foi classificado nos bastidores políticos, será formado apenas por aliados da prefeita Darci Vera. Valdir Vilela será o primeiro vice-presidente, Capela Novas o segundo vice-presidente, Paulo Modas o primeiro secretário e Bebê o segundo secretário da mesa. A oposição fica de fora, segundo os governistas, por estar desarticulada.
Leia também
A Transição e o Legado de Cícero Gomes da Silva
Em sua décima presidência, Cícero Gomes da Silva passa o bastão com a sensação de missão cumprida. Ele afirma não ver alguém que pudesse ter feito melhor para o legislativo do que ele, mencionando o repasse de R$7 milhões do orçamento da Câmara para a prefeitura. Walter Gomes afirma ter experiência para comandar a Câmara, mas buscará o auxílio de Cícero Gomes quando necessário.
Um dos critérios para a composição é a eleição de 2014. Nenhum candidato a deputado ocupará o mesão para evitar acusações de abandonar os trabalhos da Casa de Lei para fazer campanha eleitoral.
Com a eleição iminente, a expectativa é de que Walter Gomes possa dar continuidade aos trabalhos realizados na Câmara, buscando sempre o melhor para a cidade de Ribeirão Preto.



