Suposta versão rosa pode roubar dados do celular; ouça na coluna ‘Mundo Digital’ com Eduardo Soares
O WhatsApp Pink é um golpe que se espalha pela internet, mas não se trata de uma versão oficial do aplicativo. Ao contrário, é um malware disfarçado que pode causar sérios danos ao seu celular.
Como funciona o golpe do WhatsApp Pink?
O golpe se propaga por meio de links enviados em aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram e Skype. Ao clicar no link e instalar o aplicativo falso, o usuário concede acesso a seus dados pessoais, fotos e contatos. Após a instalação, o ícone do aplicativo desaparece, mas ele continua em segundo plano, enviando mensagens para outros contatos na tentativa de disseminar o malware.
Riscos do WhatsApp Pink
A instalação do WhatsApp Pink permite que o malware acesse informações sensíveis, como dados bancários e contatos. Ele pode enviar mensagens em seu nome sem seu conhecimento, além de realizar outras ações maliciosas no seu dispositivo. Usuários Android são particularmente vulneráveis, pois o aplicativo pode funcionar em segundo plano sem ser detectado facilmente.
Leia também
Protegendo-se de golpes
É crucial manter-se atento ao clicar em links desconhecidos e baixar aplicativos apenas de fontes confiáveis. A prática da confirmação em duas etapas no WhatsApp também auxilia na prevenção de clonagem e outros golpes. Desconfie de mensagens que pedem informações pessoais ou acesso a dados confidenciais. A cautela e a verificação de fontes são as melhores defesas contra esse tipo de ameaça digital.