Mais de 100 pessoas trabalharão na ação preventiva neste final de semana
Moradores de diversos bairros da zona norte de Ribeirão Preto se preparam para receber, neste sábado, agentes da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde. A ação tem como objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em uma região que concentra um alto número de casos da doença.
Região Norte em Alerta
De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde, Ribeirão Preto já contabiliza mais de 35 mil casos de dengue, com um foco preocupante na região norte, onde mais de 7.300 pessoas foram infectadas. Os bairros abrangidos pela ação incluem Geraldo Correia de Carvalho, Marinsek, Jardim Jandaia, Jardim Rubiens, Chácaras Bonacorsi e Jardim Maria de Lourdes, entre outros.
Arrastão Contra a Dengue
Maria Lúcia Biagini, chefe do setor de Vigilância Ambiental, detalhou a operação. Segundo ela, as equipes estarão empenhadas em recolher todo tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito. “Nós vamos estar realizando um arrastão, recolhendo todo tipo de recipiente que possa acumular água das casas dos moradores, das residências”, afirmou Maria Lúcia. A operação contará com uma grande força-tarefa, envolvendo cerca de 140 pessoas e 13 caminhões.
Leia também
Ações Simultâneas na Zona Oeste
Enquanto a ação se concentra na zona norte, outra equipe da Divisão de Vigilância Ambiental estará atuando na zona oeste da cidade. “Nós estamos fazendo todos os finais de semana uma intensificação casa a casa também”, explicou Maria Lúcia. Os bairros da Vila Virgínia, Vila Guanabara, Jardim Piratininga, Jardim Branca Sales e Solar Boa Vista receberão visitas domiciliares para controle de criadouros. A ação, que envolverá aproximadamente 300 pessoas, ocorrerá das 7h30 às 13h30.
A Vigilância Ambiental orienta os moradores a não colocarem os materiais a serem recolhidos nas calçadas, mas sim a permitirem a entrada dos agentes nas residências para que a vistoria seja realizada de forma eficaz.



