Trabalhos começaram na quinta-feira e terminam sábado (11); ouça as orientações
Ribeirão Preto intensifica combate à dengue com nebulização na zona oeste
Nebulização na zona oeste
A Prefeitura de Ribeirão Preto realiza até este sábado (28) a nebulização em bairros da zona oeste da cidade como medida de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos começaram na sexta-feira (27) à noite e seguem hoje, das 6h30 às 22h, abrangendo ruas do Jardim Progresso, Jardim Marquesi, Avenida Manuel Antônio Dias, Rua Alfredo Condeixa, Avenida Alindo da Silva Pimenta e Avenida dos Andradas. A zona oeste concentra 1.900 casos de dengue, representando 28% dos 6.800 registros da doença em Ribeirão Preto em 2023.
Recomendações para moradores
Para garantir a eficácia do inseticida, a prefeitura orienta os moradores a manterem portas, janelas, vidros, cortinas e portas de banheiros abertos. Toalhas de mesa e roupas de cama devem ser levantadas ou retiradas para não bloquear o veneno. É recomendado que pessoas e animais domésticos se afastem das ruas durante a passagem do veículo de nebulização. Grávidas, crianças, idosos, pessoas com asma ou bronquite devem permanecer em um cômodo fechado por pelo menos 15 minutos após a aplicação. Alimentos devem ser guardados na geladeira, frutas tampadas e filtros de água protegidos. Talheres, panelas, pratos e copos devem ser guardados, e objetos expostos devem ser lavados com água e sabão após 15 minutos. Quem apresentar reação alérgica deve procurar atendimento médico.
Leia também
A nebulização, popularmente conhecida como “fumacê”, visa proteger a população contra a dengue e segue até amanhã, das 6h30 às 22h, em bairros da zona oeste, incluindo os já mencionados e outros da região.



