CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Zoom Boom’: reuniões online durante a pandemia impactam no número de cirurgias plásticas

Muitas pessoas passaram a se incomodar com o próprio rosto durante os encontros; cirurgião plástico comenta o assunto
cirurgias plásticas
Muitas pessoas passaram a se incomodar com o próprio rosto durante os encontros; cirurgião plástico comenta o assunto

Muitas pessoas passaram a se incomodar com o próprio rosto durante os encontros; cirurgião plástico comenta o assunto

O fenômeno do “Zoom Boom” e o aumento das cirurgias plásticas

A pandemia e o reflexo no espelho

A pandemia intensificou um fenômeno já existente: a busca por procedimentos estéticos. Com o aumento das reuniões online, lives e fotos nas redes sociais, muitas pessoas passaram a se observar mais criticamente, impactando sua autoestima e levando-as a procurar clínicas de cirurgia plástica em busca de correções estéticas. O Brasil, segundo a sociedade internacional de cirurgia plástica estética, realizou quase 2 milhões de cirurgias estéticas em 2020, sendo 483 mil na região do rosto e cabeça, o que o coloca em segundo lugar mundialmente.

Os motivos por trás do aumento da procura

De acordo com o cirurgião plástico Mauro Esperanzini, esse aumento se deve a diversos fatores relacionados à pandemia. O tempo excessivo em frente às telas, permitindo uma observação detalhada de possíveis imperfeições, foi um fator crucial. Além disso, a redução do contato social e a diminuição de viagens contribuíram para que as pessoas se sentissem mais livres para procurar por procedimentos estéticos e tivessem recursos financeiros disponíveis para tal. O uso exacerbado de filtros nas redes sociais, criando uma imagem irreal de perfeição, também contribuiu para o aumento da procura.

A importância da avaliação médica e a busca por profissionais qualificados

O Dr. Esperanzini destaca a importância da conversa entre médico e paciente para alinhar expectativas. Muitas vezes, a busca pela perfeição, impulsionada pelos filtros das redes sociais, pode levar à síndrome desmórfica corporal, uma insatisfação desproporcional com a aparência. O cirurgião plástico precisa avaliar a motivação do paciente e a viabilidade do procedimento. O transplante capilar, por exemplo, embora popularizado por ser pouco invasivo, requer um profissional especializado, devido ao risco de complicações caso realizado por profissionais não qualificados. A busca por clínicas e profissionais reconhecidos é fundamental para garantir a segurança e o sucesso do procedimento.

Em suma, o aumento das cirurgias plásticas durante e após a pandemia é um reflexo complexo de fatores sociais, tecnológicos e psicológicos. A busca por profissionais qualificados e uma avaliação médica cuidadosa são essenciais para garantir resultados seguros e satisfatórios.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.