Com 457 casos suspeitos da doença, cidade é uma das que tem menor índice proporcional na região
Em Jabuticabal, o departamento de Vigilância de Vetores Isonozes uniu forças com o Exército para intensificar o bloqueio e controle de criadouros do mosquito da Dengue.
Educação como Ferramenta de Prevenção
A primeira iniciativa dessa parceria foi uma palestra educativa ministrada pelo Tenente Guilherme Buzon na Escola Municipal Coronel Vaz. Cerca de 250 alunos receberam instruções detalhadas sobre as medidas preventivas contra a Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus.
Ações Contínuas e Intensificadas
Maria Angélica Dias, coordenadora do departamento de Vigilância de Vetores Isonozes, enfatiza que as ações na cidade são realizadas continuamente, com intensificação ao longo do ano. As equipes atuam nas ruas, fiscalizando imóveis e buscando focos do mosquito, além de eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.
Leia também
Faxina em Jabuticabal e o Papel da População
Apesar dos esforços, a conscientização e prevenção por parte da população ainda são cruciais. Dados recentes apontam que Jabuticabal possui um dos menores números de casos de Dengue na região, com 457 casos suspeitos até a última semana. No entanto, o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) revelou um índice de 3,6%, acima do nível máximo tolerado de 1%. Para reforçar a importância da limpeza, o dia 24 de fevereiro será dedicado à faxina em todos os prédios públicos da cidade.
O controle da Dengue e outras arboviroses é um esforço conjunto que exige a participação ativa de todos os cidadãos.



