CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A qualidade da água interfere na qualidade da cerveja? E o colarinho, muda o gosto da bebida?

Sobre os mitos e verdades do mundo cervejeiro ouça o sommelier Carlos Braghin no 'Cerveja de Conteúdo'
qualidade da cerveja
Sobre os mitos e verdades do mundo cervejeiro ouça o sommelier Carlos Braghin no 'Cerveja de Conteúdo'

Sobre os mitos e verdades do mundo cervejeiro ouça o sommelier Carlos Braghin no ‘Cerveja de Conteúdo’

Cerveja: paixão e mitos desvendados

A importância da água na produção de cerveja

A água representa quase a totalidade da composição da cerveja. Apesar de, antigamente, a qualidade da água ser um fator determinante na escolha da localização de cervejarias, o avanço da tecnologia química permitiu o tratamento eficiente da água, tornando a localização geográfica menos relevante. A água, portanto, continua fundamental, mas não limita mais a instalação de cervejarias em locais específicos.

O impacto do transporte e armazenamento na qualidade da cerveja

A cerveja é uma bebida delicada e suscetível a variações de temperatura e tempo de transporte. O sistema logístico brasileiro, baseado em rodovias, pode afetar a qualidade da cerveja durante o transporte, principalmente em longas distâncias. Por isso, a recomendação é consumir cervejas produzidas localmente para garantir frescor e melhor qualidade.

O colarinho: mais do que espuma, preservação da bebida

O colarinho, ou espuma, é parte essencial do serviço de cerveja. Ele retém aromas, auxilia no controle da temperatura e atua como isolante, prevenindo a oxidação e alteração do sabor. A crença de que o colarinho representa desperdício de produto é um equívoco; na verdade, ele contribui para a preservação da cerveja e otimiza a experiência de degustação.

O processo de pasteurização, embora comum, pode alterar as características da cerveja, afetando a leveza e o sabor. A expressão “chope”, muitas vezes usada no Brasil para designar cerveja não pasteurizada, tem origem na palavra alemã “schoppen”, que se referia a um copo de 500ml. A cor da garrafa também influencia: garrafas verdes permitem maior incidência de luz, afetando os lúpulos e criando um aroma indesejado conhecido como “light-struck”. Esse aroma, inicialmente considerado um defeito, tornou-se uma característica marcante de algumas cervejas. Para finalizar, aproveite os eventos que estão voltando às cervejarias, experimentando novos sabores e cervejas com moderação.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.