Em 2015 Altinópolis registrou 65 casos de dengue, também transmitida pelo Aedes Aegypti; Franca teve epidemia, com 1.536 vítimas
Altinópolis, uma cidade do interior, confirmou seu primeiro caso de Zika vírus nesta semana. A paciente é uma mulher de 22 anos que contraiu a doença no início do mês e já se recuperou totalmente, segundo informações da Secretaria de Saúde do município.
Origem do Caso e Recuperação Rápida
De acordo com Guido José da Costa, secretário de saúde, a paciente viaja diariamente para Ribeirão Preto para trabalhar em uma empresa de serviços. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido em Ribeirão Preto, onde ela trabalhava em uma área rural. A recuperação da paciente foi notavelmente rápida, permitindo seu retorno ao trabalho em pouco tempo. Até o momento, este é o único caso confirmado de Zika em Altinópolis.
Intensificação da Fiscalização e Ações Preventivas
A prefeitura de Altinópolis intensificou a fiscalização com a contratação de novos agentes de saúde. Além disso, busca autorização judicial para entrar em todas as residências, visando eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Paralelamente, todos os agentes de saúde foram mobilizados para visitar os moradores e orientá-los sobre medidas preventivas. Um programa de férias com grande participação de atletas será utilizado para conscientizar sobre a importância do combate ao mosquito.
Leia também
Situação Regional e Alerta em Franca
A cidade de Franca, que enfrentou uma epidemia de dengue no ano passado, está investigando casos suspeitos de Zika vírus em pacientes que apresentaram a síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica que pode estar relacionada ao vírus. A Secretaria de Saúde de Franca está intrigada, pois nenhum dos pacientes viajou recentemente ou teve contato com pessoas infectadas. A cidade reforçou as ações de fiscalização e prevenção, alertando a população sobre a importância de eliminar focos do mosquito e procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre alta, manchas vermelhas e coceira.
A colaboração entre o poder público e a população é crucial para o controle do mosquito e a prevenção de doenças transmitidas por ele.



