CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ano letivo começa com 50 mil alunos e desafios de segurança na rede municipal de Ribeirão Preto

Secretaria aposta em reforço pedagógico, alfabetização na idade certa e pede apoio da população diante do aumento de furtos em escolas.
ribeirão preto
Secretaria aposta em reforço pedagógico, alfabetização na idade certa e pede apoio da população diante do aumento de furtos em escolas.

Cerca de 50 mil alunos voltaram às aulas na rede municipal de Ribeirão Preto nesta quinta-feira (5) com a promessa de ensino de qualidade e novos projetos pedagógicos. Segundo o secretário municipal de Educação, Christian Viana de Oliveira, o planejamento para o ano letivo começou ainda em atrássto do ano passado, com licitações e compra de materiais.

Os estudantes já têm acesso aos uniformes, e os materiais escolares serão entregues gradualmente pelas unidades nas próximas semanas. Entre as principais apostas para 2026 estão as turmas de recuperação no contraturno, com grupos menores e foco em dificuldades específicas, e o fortalecimento da alfabetização na idade certa.

A rede vai investir especialmente na primeira infância e contará, em algumas salas do 2º ano, com um segundo professor para auxiliar alunos com dificuldades no processo de alfabetização.

Desafios

A segurança segue como um dos grandes desafios. Apenas no dia do início das aulas, um suspeito foi detido ao tentar furtar fios e cabos em uma escola no Jardim Castelo Branco. Em 2025, 35 unidades foram alvo de furtos; nos primeiros dias de 2026, já são sete ocorrências.

A Secretaria reforça que as escolas são monitoradas 24 horas e pede o apoio da população para denunciar movimentações suspeitas pelo telefone 153.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.