Agência ainda analisa a comercialização dos testes direto ao consumidor final
Bom dia! Atualmente, os autotestes para detecção da Covid-19 ainda não possuem autorização para venda no Brasil. Apesar de práticos e de fornecerem resultados imediatos, sua comercialização tem sido impedida pela Anvisa.
Polêmica em torno da liberação
A Anvisa já apreendeu dois modelos de autotestes que estavam sendo vendidos irregularmente no país. O Ministério da Saúde solicitou a liberação, mas a agência reguladora considerou as informações fornecidas insuficientes para uma decisão.
Preocupações da Anvisa
A principal preocupação da Anvisa reside na falta de um sistema eficaz para reportar os resultados dos autotestes ao governo. Sem esses dados, o monitoramento da pandemia fica comprometido, prejudicando as estatísticas e o planejamento de ações de controle.
Leia também
Situação atual e recomendações
Reuniões entre o Ministério da Saúde e a Anvisa estão em andamento para discutir a inclusão dos autotestes nas estratégias de combate à Covid-19. Uma decisão final é esperada até o meio da semana que vem, embora haja expectativa de anúncio antes. Enquanto isso, recomenda-se cautela: autotestes encontrados à venda não possuem aprovação da Anvisa e seu uso pode ser arriscado, considerando a importância do resultado do teste para o isolamento e prevenção da propagação da doença.



