Segundo a Secretaria da Saúde, a cidade tem mais de 120 mil pessoas aptas a se vacinar; campanha de imunização continua
Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto mostrou que a adesão à vacina contra a gripe está baixa entre os grupos prioritários. Até o momento, foram aplicadas apenas 6.549 doses, um número muito abaixo da meta.
Baixa adesão preocupa autoridades
De acordo com o programa de imunização, o público estimado para vacinação é de 122 mil pessoas. A maior parte das doses aplicadas (4.500) foram em idosos com 60 anos ou mais. A baixa adesão preocupa as autoridades, que reforçam a importância da vacinação para a proteção contra a gripe.
Campanha de vacinação segue até 31 de maio
A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio. As vacinas estão disponíveis em 38 salas das UBSs e UBDs da cidade, de segunda a sexta-feira, com horário de funcionamento variando entre 7h e 17h. A prefeitura busca atingir a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades e pessoas que trabalham ou estão no sistema prisional.
Leia também
Importância da vacinação anual
É importante ressaltar que a vacinação contra a gripe deve ser feita anualmente, pois a composição da vacina é atualizada a cada ano para incluir as cepas de vírus que circulam com maior frequência na região. A proteção anual garante imunidade contra as cepas predominantes em cada ano.


