CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após impacto negativo da pandemia, 43% dos bares e restaurantes já conseguem operar com índice positivo

Número é 7% maior do que no levantamento anterior; conselheira da Abrasel, Mariana Marzola, traz detalhes do estudo
Recuperação bares restaurantes
Número é 7% maior do que no levantamento anterior; conselheira da Abrasel, Mariana Marzola, traz detalhes do estudo

Número é 7% maior do que no levantamento anterior; conselheira da Abrasel, Mariana Marzola, traz detalhes do estudo

O setor de bares e restaurantes em Ribeirão Preto demonstra sinais de recuperação após um longo período de pandemia, segundo Mariana Marzola, conselheira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na cidade.

Recuperação financeira e desafios

Apesar de um aumento de 7% na margem positiva de lucro em relação ao mês anterior, com 43% das empresas operando nesse patamar (contra 36% no mês anterior), muitos estabelecimentos ainda enfrentam dificuldades financeiras. Mais de 38% das empresas apresentam pagamentos atrasados, incluindo impostos (federais, estaduais), dívidas bancárias, encargos trabalhistas, contas de serviços públicos e aluguéis. A ausência de ajuda pública para o setor durante a pandemia agravou a situação.

Resiliência e adaptação

Apesar das adversidades, muitos bares e restaurantes se reinventaram durante a pandemia, adotando o sistema de delivery para se manterem ativos. A forte ligação emocional com a profissão, vista como um estilo de vida, impulsionou muitos a persistirem mesmo diante de dificuldades, com alguns retornando ao negócio mesmo após falências. Em Ribeirão Preto, o setor observou um crescimento no número de associados à Abrasel, indicando uma retomada gradual.

Retomada e perspectivas futuras

A retomada do setor em Ribeirão Preto tem sido gradual, com um aumento de 21% nas contratações em novembro e projeções positivas para dezembro. Embora a estabilidade tenha retornado, a pandemia deixou marcas, como a migração de trabalhadores para outros setores e a persistência de receios relacionados à Covid-19 entre a população. Apesar disso, há otimismo em relação ao futuro, com a expectativa de um crescimento contínuo no setor, impulsionado pela procura por experiências gastronômicas e de lazer fora de casa.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.