Números do ‘disque 100’ apontam que, nos últimos oito anos, houve um aumento de 61% de queixas do tipo no estado
O número de denúncias de maus-tratos contra crianças em São Paulo aumentou 61% nos últimos anos, segundo dados do Disque 100. São cerca de 46 ligações por dia relatando casos de violência infantil. Apesar do crescimento nas denúncias, muitas agressões ainda passam despercebidas.
Descobrindo os sinais de abuso
Uma avó, que preferiu não se identificar, percebeu marcas de agressão no corpo da neta e denunciou a própria filha ao Conselho Tutelar. A médica que atendeu a criança confirmou a existência de diversos machucados. A guarda da menina foi provisoriamente concedida à avó, que afirma não se arrepender da denúncia. A dificuldade em identificar esses casos de violência motivou a criação de um curso para profissionais da saúde e educação.
Capacitação para identificar agressões
Desenvolvido pelo professor Marco Aurélio Guimarães, do Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, o curso ensina a identificar sinais de agressão em crianças. Uma das ferramentas mais importantes, segundo Guimarães, é a observação e questionamento: se a explicação para as lesões não é compatível com a realidade, há suspeita de violência. O curso utiliza imagens reais de crianças com hematomas, arranhões e outros sinais de agressão para capacitar os profissionais.
Leia também
- Fazendeiro investigado por ameaças e maus-tratos: Fazendeiro acusado de ameaçar vizinhos é suspeito de maus-tratos contra animais
- Idoso maus-tratos ituverava: Idoso de 78 anos é resgatado de situação de maus-tratos em casa onde morava com o filho
- Idosos seguem em casas de repouso acusadas de maus-tratos um mês após denúncias do MP
A importância da denúncia
O curso destaca a importância de diferenciar hematomas de acidentes domésticos. Marcas em diferentes estágios de cicatrização e em locais incomuns para acidentes domésticos levantam suspeitas de agressão. Queimaduras de cigarro também são um sinal de alerta. Uma pesquisa com 200 professores revelou que nenhum deles havia denunciado casos suspeitos de violência, muitas vezes por medo de represálias. A denúncia pode ser feita pelo Disque 100 ou pelo Conselho Tutelar. A suspeita de violência já é suficiente para justificar a denúncia; não é necessário ter certeza. A ação rápida pode prevenir consequências mais graves para as crianças.



