Dados apontam que os crimes deste tipo cresceram 8%; em contrapartida, a produção policial aumentou 24%
O número de furtos e roubos de veículos em Ribeirão Preto cresceu 8% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, foram 636 veículos levados entre janeiro e março deste ano: 179 roubados e 457 furtados. Em 2023, foram 590 veículos (178 roubados e 412 furtados).
Moto furtada em zona leste
O professor Guilherme Francisco teve sua moto Honda Twister furtada no bairro Manuel Pena, na zona leste da cidade. O crime, ocorrido no último final de semana, foi registrado por câmeras de segurança e mostra o ladrão levando o veículo em menos de dois minutos. Guilherme registrou boletim de ocorrência e divulgou imagens nas redes sociais na esperança de recuperá-la.
Ações da Polícia e Recuperação de Veículos
Apesar do aumento nos furtos e roubos, a Polícia Militar também apresentou resultados positivos. A recuperação de veículos roubados ou furtados cresceu 24% no primeiro trimestre de 2024, saltando de 261 para 323 veículos recuperados. Para o especialista em segurança pública, coronel Marco Aurélio Gritte, as operações policiais realizadas no início do ano foram fundamentais para esse aumento, principalmente pela rapidez na comunicação entre o registro da ocorrência e as equipes em campo.
Leia também
O registro rápido do boletim de ocorrência e a ligação para a Polícia Militar (190) são cruciais para aumentar as chances de recuperação do veículo. A população deve colaborar, fornecendo informações e imagens que possam auxiliar nas investigações. A agilidade na comunicação e a eficiência das operações policiais são fatores determinantes para combater a crescente criminalidade de furtos e roubos de veículos na cidade.



