Litro caiu até 15 centavos e é comercializado a um preço médio de R$ 4,80; gasolina e diesel devem baratear nos próximos dias
O aumento do IPVA, inicialmente previsto em 4%, atingirá em média 30% devido à valorização de carros novos e usados. Apesar disso, uma notícia positiva surge no cenário dos combustíveis.
Queda no preço do etanol
Devido à entressafra, período de manutenção e plantio da cana-de-açúcar, as usinas trabalham com estoques, elevando os preços. Entretanto, neste ano, uma queda de 10 a 15 centavos foi observada em alguns postos de Ribeirão Preto. Isso se deve à baixa procura pelo etanol, em função da diferença de preço com a gasolina, fazendo com que motoristas de carros flex optem pelo combustível mais barato. Com a menor procura, o preço do etanol caiu.
Impacto da queda do petróleo e perspectivas para gasolina e diesel
A redução de quase 19% no preço do petróleo Brent, referência para a Petrobras, abre espaço para queda nos preços da gasolina e do diesel no Brasil. O presidente da Simbracom (Sindicato Brasileiro de Distribuidores de Combustíveis), Flávio Navarro, afirma que novas surpresas podem ocorrer na semana, dependendo do anúncio da Petrobras sobre a redução dos derivados de petróleo. O presidente Jair Bolsonaro também mencionou a possibilidade de redução de 10 a 15 centavos nos combustíveis.
Leia também
A expectativa de queda nos preços da gasolina e do diesel, mesmo que pequena, trará alívio para os consumidores, impactando positivamente também o preço do etanol. A situação demonstra a influência da lei da oferta e da procura no mercado de combustíveis, com os preços se ajustando de acordo com a demanda.



