CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bandidos invadem condomínio na Lagoinha e furtam duas motos

Vários furtos e roubos de motocicletas foram registrados em Ribeirão nas últimas horas; criminólogo, Jean Alves, analisa
Bandidos invadem condomínio na Lagoinha e
Vários furtos e roubos de motocicletas foram registrados em Ribeirão nas últimas horas; criminólogo, Jean Alves, analisa

Vários furtos e roubos de motocicletas foram registrados em Ribeirão nas últimas horas; criminólogo, Jean Alves, analisa

Os casos de furtos e roubos de motos têm aumentado em Ribeirão Preto e Franca, Bandidos invadem condomínio na Lagoinha e, segundo relatos recentes. Na madrugada de terça-feira, moradores do bairro Lagoinha, em Franca, tiveram duas motos furtadas de dentro de um condomínio na rua Benedito Rodrigues Domingos. Câmeras de segurança registraram a ação dos criminosos encapuzados, que agiram com calma por cerca de cinco minutos para forçar o portão e retirar os veículos. O boletim de ocorrência foi registrado, mas até o momento não há pistas dos suspeitos, que estão sendo investigados pela polícia com base nas imagens das câmeras internas e externas do condomínio.

Em Ribeirão Preto, um mecânico da zona norte também teve sua moto roubada na noite de segunda-feira, por volta das 19h, no bairro Quintino 2. A moto estava estacionada em frente à residência do trabalhador, que não possuía seguro para o veículo. Câmeras de segurança registraram o momento do furto, quando os criminosos chegaram de bicicleta e fugiram na moto roubada. Até o momento, não há informações sobre os autores do crime.

Outro caso ocorreu na avenida Delmo Perdiza, região que conecta ao anel viário sul de Ribeirão Preto. Por volta das 19h30 de segunda-feira, um motociclista foi abordado por dois homens armados enquanto estava parado no trânsito. Um dos criminosos subiu na garupa da moto da vítima, apontou uma arma e a ameaçou. Sob coação, o motociclista realizou uma transferência via Pix no valor de R$ 2.000 para uma conta já identificada pela polícia, que investiga o caso e tenta localizar os suspeitos por meio de imagens.

Dados oficiais e análise criminológica

O criminólogo Gian Alves comentou que Ribeirão Preto e sua região metropolitana registram uma escalada nos crimes patrimoniais, com cerca de 26 mil furtos e roubos nos últimos semestres, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública. Ele destacou que esses números podem ser ainda maiores devido à subnotificação dos crimes.

Foco nos crimes contra motos e receptação: Segundo Alves, as motos estão entre os principais alvos dos criminosos, que agem em grupos especializados. Além do furto, é fundamental combater a receptação, ou seja, a venda e circulação dos veículos roubados no mercado clandestino, que alimenta a continuidade dos crimes.

Importância da integração entre órgãos e políticas públicas: O especialista ressaltou a necessidade de uma atuação integrada entre a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, e a Guarda Civil Metropolitana, que deve aumentar o efetivo para atuar como fator inibidor da criminalidade. Ele também destacou que a prevenção deve ir além da repressão penal, incluindo investimentos em políticas públicas não criminais, como melhoria da iluminação pública, oferta de lazer e esporte, e instalação de câmeras de segurança em bairros, para aumentar a sensação de segurança e dificultar a ação dos criminosos.

Informações adicionais

As autoridades policiais continuam investigando os casos apresentados, utilizando imagens de câmeras de segurança para identificar os suspeitos. A população é orientada a manter cuidados redobrados com seus veículos, especialmente motos, e a colaborar com as investigações fornecendo informações que possam ajudar na localização dos criminosos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.