A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto realiza nesta segunda-feira (9) mais uma sessão ordinária com pautas que envolvem mobilidade urbana, segurança e fiscalização. Entre os destaques está o veto parcial do Executivo a um projeto que institui a política municipal de proteção social para motoboys e entregadores por aplicativos. Segundo a Prefeitura, a proposta extrapola a competência do Legislativo e pode ferir normas do Código de Trânsito.
Também estão na ordem do dia projetos que obrigam agências bancárias e estabelecimentos a proibirem o uso de celular por clientes no interior dos locais, além de uma proposta que endurece medidas de combate ao furto de fios, cabos e materiais metálicos de origem ilícita, problema recorrente que gera prejuízos ao poder público e transtornos à população.
Em análise no De Olho na Política, o cientista político Bruno Silva avaliou que, além de novas leis, é fundamental ampliar a fiscalização e o monitoramento, inclusive com uso de tecnologia, para coibir esse tipo de crime.
Ouça a coluna completa e acompanhe a análise sobre os bastidores e os impactos das decisões da Câmara.