Balanço foi divulgado nesta segunda (2); neste ano, número de agentes e cães farejadores deve crescer, diz coordenador do canil
Sucesso do Canil da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto
O Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto divulgou um balanço positivo de suas operações em 2022. Foram apreendidos 234 quilos de maconha, 7 quilos de cocaína e quase 1 quilo de crack. Além das drogas, foram apreendidos apetrechos para manuseio e embalo das drogas, rádios comunicadores, três armas de fogo, simulacros e veículos.
Operações e Parcerias
Os cães farejadores atuam em áreas públicas e prédios governamentais, como escolas. O Canil da GCM também apoia outros órgãos de segurança pública, como as polícias Civil e Militar, em operações conjuntas previstas na lei 13.022. Essa parceria tem se mostrado eficaz na prevenção e combate ao crime na região metropolitana.
Expansão para 2023
Para este ano, a GCM planeja expandir o grupamento com novas contratações e a inclusão de novos cães farejadores. A corporação destaca o trabalho da cadela Rope, treinada para busca e resgate de pessoas, inclusive com treinamento em sobrevoo de helicóptero. A GCM também recebe denúncias anônimas pelo telefone 153.
Leia também
O trabalho do Canil da GCM demonstra a importância da integração entre as forças de segurança e o investimento em treinamento especializado de cães para o combate ao tráfico de drogas e a garantia da segurança pública.



