A cerveja teve um papel decisivo no desenvolvimento da civilização humana, indo muito além do consumo recreativo. Carlos Braghin explica como a bebida ajudou a impulsionar a agricultura, a fixação de populações em territórios e até o surgimento da escrita, usada inicialmente para registrar produção e distribuição de cerveja na Mesopotâmia.
Ao longo da história, a bebida também se consolidou como item central de saúde pública na Idade Média, quando era mais segura que a água, além de estimular avanços científicos nos mosteiros, com o controle de processos, uso do lúpulo e busca por padronização. Esses conhecimentos ajudaram a transformar a produção artesanal em um sistema cada vez mais técnico e repetível.
Na Revolução Industrial, a cerveja foi protagonista no desenvolvimento de instrumentos de medição, da microbiologia e da refrigeração mecânica, tecnologia que mais tarde chegaria às casas na forma da geladeira moderna. O episódio completo, com curiosidades e conexões históricas, está disponível no áudio da coluna. Ouça a Cerveja de Conteúdo no site da CBN Ribeirão Preto.