CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clima frio e geadas castigam o campo e afetam a produção de leite no país

Custo de produção aumentou e elevou o preço do litro em 12% nos últimos 12 meses; produtor Celso Freitas comenta os impactos
geada produção leite
Custo de produção aumentou e elevou o preço do litro em 12% nos últimos 12 meses; produtor Celso Freitas comenta os impactos

Custo de produção aumentou e elevou o preço do litro em 12% nos últimos 12 meses; produtor Celso Freitas comenta os impactos

A recuperação na geração de empregos em Ribeirão Preto tem sido marcada por contrastes. Enquanto o agronegócio, impulsionado pela safra da cana, apresenta crescimento na contratação, o setor leiteiro enfrenta dificuldades devido às condições climáticas.

Impacto da seca e do frio na produção de leite

A seca e o frio antecipados afetaram significativamente a produção de leite na região de Franca. Empresas de laticínios relatam queda de até 15% na captação nas últimas semanas. A falta de pasto obriga os produtores a enriquecer a alimentação do gado, encarecendo a produção e elevando o preço final ao consumidor. Em abril, o leite em caixa registrou alta de 12%, acumulando um aumento de 23% nos últimos 12 meses.

Desafios enfrentados pelos produtores de leite

Em entrevista à CBN, Celso Freitas, produtor de leite em Patrocínio Paulista, descreveu os desafios enfrentados pelos produtores. As mudanças climáticas impactaram a qualidade do pasto, aumentando a necessidade de concentrado para alimentar o gado. O custo do concentrado e do volumoso disparou, elevando os custos de produção de forma significativa. A situação é agravada pela escassez de pastagens, devido ao frio e à seca, impactando diretamente o custo da capineira e da silagem. Além disso, houve aumento nos custos de insumos como minerais e energia. Muitos produtores, principalmente os pequenos, estão operando no vermelho, com risco de perderem o gado.

Preocupações e perspectivas futuras

A situação preocupa, pois a redução na produção de leite pode levar ao aumento de preços e à perda de animais, principalmente para pequenos produtores. Freitas defende a necessidade de incentivos governamentais, linhas de crédito e investimentos para recuperação das pastagens e para auxiliar os produtores endividados. Ele aponta para a necessidade de um plano de reajuste do preço do leite, considerando os custos de produção e a realidade do mercado, para garantir a sustentabilidade do setor.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.