CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cobertura vacinal da gripe em grupos prioritários fica muito abaixo da meta

Objetivo era imunizar ao menos 90% dessas pessoas, mas apenas 60% procurou um posto de saúde
cobertura vacinal gripe
Objetivo era imunizar ao menos 90% dessas pessoas, mas apenas 60% procurou um posto de saúde

Objetivo era imunizar ao menos 90% dessas pessoas, mas apenas 60% procurou um posto de saúde

O Estado de São Paulo estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para a população em geral a partir da segunda-feira seguinte à publicação desta reportagem. A terceira etapa da campanha, voltada para grupos prioritários, encerrou-se na sexta-feira anterior, com a aplicação das doses remanescentes para o público geral.

Cobertura Vacinal Abaixo do Esperado

Até o momento, pouco mais de 8 milhões de doses foram aplicadas, atingindo apenas 45,9% da cobertura vacinal esperada. Com exceção dos indígenas (100% de cobertura), todos os demais grupos prioritários ficaram abaixo de 65%. Em 2020, o estado registrou 809 casos de síndrome respiratória aguda grave atribuídos à influenza e 119 óbitos, demonstrando a gravidade da doença.

A Importância da Vacinação

A médica Helena Sato, da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, reforça a importância da vacinação, especialmente para os grupos de risco. Ela destaca que a gripe não é uma doença trivial e que pode levar a complicações graves, como pneumonia e internação hospitalar. A meta da campanha é de 90%, mas a primeira etapa não atingiu nem 60%. A doutora Sato lembra que a gripe é causada pelo vírus influenza, diferente do rinovírus, causador do resfriado comum. A vacinação é fundamental para proteger a população, principalmente em um momento em que a estrutura de saúde já está sobrecarregada pela pandemia.

Ampliação da Campanha e Próximos Passos

A partir da segunda-feira seguinte à publicação, a vacinação será ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A Secretaria de Saúde do Estado tomará providências caso a meta não seja atingida, assim como em campanhas anteriores. A recomendação é que a população procure os postos de saúde para se vacinar. Embora a ampliação da campanha tenha sido anunciada pelo Estado, informações específicas sobre a implementação em cidades como Ribeirão Preto ainda estavam pendentes de divulgação no momento da publicação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.