CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com pouco mais de 70 mil habitantes, Jaboticabal registra nove mortes por dengue no ano

Secretário Municipal da Saúde, Diego Nogueira, fala das ações de combate para tentar controlar a doença
mortes por dengue
Secretário Municipal da Saúde, Diego Nogueira, fala das ações de combate para tentar controlar a doença

Secretário Municipal da Saúde, Diego Nogueira, fala das ações de combate para tentar controlar a doença

A cidade de Abuticabal enfrenta uma grave epidemia de dengue, com 938 casos positivos e 9 mortes registradas até o início de fevereiro. O mês de janeiro concentrou 7 óbitos, e mais dois foram confirmados em fevereiro, com um caso ainda em investigação. A alta incidência da doença, em uma cidade com 71.821 habitantes, levou a prefeitura a criar medidas emergenciais.

Unidade de Atendimento Exclusiva

Para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a prefeitura montou o “Dengário”, uma unidade de atendimento exclusiva para pacientes com sintomas de dengue. Funcionando das 6h à meia-noite, o local oferece triagem, testes rápidos (disponíveis desde 11 de dezembro) e tratamento imediato, incluindo hidratação e monitoramento de plaquetas. A iniciativa visa agilizar o atendimento e direcionar os recursos para os casos de dengue.

Sorotipo 2 e Comorbidades

O secretário de saúde, Diego Nogueira, explicou que o sorotipo 2 da dengue, predominante nos casos atuais, está agravando comorbidades existentes nos pacientes. As nove mortes registradas ocorreram em pessoas acima de 45 anos, todas com condições de saúde preexistentes. A falta de imunidade da população a esse sorotipo contribui para a gravidade dos casos.

Combate à Epidemia e Prevenção

Além do Dengário, a prefeitura intensificou as ações de combate à dengue. Arrastões semanais para recolhimento de materiais inservíveis, fumacê, trabalho conjunto de agentes de combate a endemias e agentes de saúde, visitas a borracharias e recicladores, e campanhas de conscientização nas redes sociais e em visitas domiciliares compõem as estratégias de prevenção. A população é instada a colaborar, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti em suas residências, já que 80% dos criadouros são encontrados em casas.

A situação em Abuticabal demonstra a urgência de ações integradas de combate à dengue, combinando atendimento médico eficiente com medidas eficazes de prevenção e conscientização da população. A colaboração de todos é fundamental para controlar a epidemia e evitar novas tragédias.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.