CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com volta às aulas, empresas de transporte voltam a contratar motoristas

Prioridade é recontratar funcionários demitidos durante a pandemia do novo coronavírus
volta às aulas transporte motoristas
Prioridade é recontratar funcionários demitidos durante a pandemia do novo coronavírus

Prioridade é recontratar funcionários demitidos durante a pandemia do novo coronavírus

Com o retorno das aulas presenciais previsto para fevereiro, o setor de transporte escolar se movimenta para retomar suas atividades. Empresas estão recontratando motoristas, em alguns casos, os mesmos que foram dispensados durante a pandemia.

Reabertura e Recontratação

A suspensão das aulas presenciais impactou fortemente o setor. Uma empresa de Ribeirão Preto e Altinópolis, por exemplo, demitiu cerca de 180 funcionários. José Carlos Rocha, um dos demitidos, está entre os que foram recontratados. A mesma empresa pretende contratar 220 funcionários, sendo 150 motoristas. O gerente de recursos humanos, Albert Borges, afirma que a prioridade é a recontratação de funcionários antigos, mas haverá novas vagas além das que foram cortadas.

Requisitos para Motoristas

Para atuar no transporte escolar, a habilitação categoria D não é suficiente. São necessários dois cursos: transporte coletivo de passageiros e transporte escolar. Segundo Daniel Assis, instrutor do Senac Ribeirão Preto, a procura por esses cursos cresceu durante a pandemia. O curso abrange legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. A reciclagem do curso é necessária a cada cinco anos. A lista de escolas credenciadas está disponível no site do Detran-SP (detran.sp.gov.br).

Retorno às Aulas: Discussões e Previsões

A data de retorno às aulas ainda é alvo de discussões, inclusive na Justiça. Um pedido de suspensão do retorno presencial foi negado pela Justiça de São Paulo, por falta de comprovação de que o retorno agravaria a pandemia. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mantém a previsão de retorno para 1º de fevereiro na rede estadual, enquanto em Ribeirão Preto, a rede municipal planeja o retorno para 8 de fevereiro. O modelo híbrido será adotado na rede estadual, combinando aulas presenciais e remotas. Detalhes sobre o retorno em Ribeirão Preto serão divulgados em 25 de janeiro. Apesar disso, o sindicato dos servidores municipais defende a manutenção da suspensão das aulas, lançando até uma cartilha argumentando que a abertura das escolas é prematura.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.