Expectativa é aplicar pouco mais de 4 milhões de doses em todo Estado em três semanas
Ribeirão Preto inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos
Vacinação em Ribeirão Preto
A cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, começou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O agendamento para crianças com comorbidades ou deficiência permanente abriu nesta segunda-feira (data a ser inserida), às 8h30, pelo site ribeiraopreto.sp.gov.br e pelos telefones 397-9441 e 397-9442. Serão disponibilizadas 2.500 vagas, com capacidade para vacinação no dia seguinte ao agendamento. Os pais podem escolher entre 36 postos de vacinação disponíveis no site.
Documentos Necessários e Prioridades
Para a vacinação, são necessários CPF, documento oficial com foto, comprovante de endereço e a ficha de vacinação preenchida (acessível em vacinaja.sp.gov.br). É preciso comprovar comorbidades ou deficiência permanente por meio de laudo médico, receita, exames, cadastro no sistema Higia ou comprovante de benefício de prestação continuada. Crianças indígenas e quilombolas também são priorizadas. A criança deve estar acompanhada do responsável legal.
Leia também
Importância da Vacinação
Segundo o diretor da Fiocruz, Rodrigo Estable, a vacinação é fundamental para proteger crianças, que podem apresentar consequências graves da Covid-19. A estratégia de vacinação prioriza crianças com maior probabilidade de desenvolver casos graves, para, posteriormente, expandir para outras crianças. Com a maior parte da população adulta já vacinada, as crianças representam um grupo vulnerável à disseminação do vírus, podendo transmitir a doença para pessoas com comorbidades. A empresária Atacínia Pinto, por exemplo, já agendou a vacinação do filho Miguel, de 9 anos.
A iniciativa demonstra um avanço na proteção infantil contra a Covid-19, oferecendo esperança e tranquilidade para famílias como a de Viviane Nascimento, que já decidiu vacinar o filho Eduardo, de 5 anos. A ampla disponibilidade de agendamento, por meio de diferentes canais, facilita o acesso à vacinação, contribuindo para uma maior imunização da população infantil.


