CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comerciantes reclamam da proibição de estacionamento na avenida Dom Pedro I

Lojistas temem que a limitação interfira no fluxo de clientes; parada só é permitida nas ruas transversais
proibição estacionamento avenida Dom Pedro I
Lojistas temem que a limitação interfira no fluxo de clientes; parada só é permitida nas ruas transversais

Lojistas temem que a limitação interfira no fluxo de clientes; parada só é permitida nas ruas transversais

Motoristas e comerciantes da Avenida Dom Pedro, em Ribeirão Preto, reclamam do fim da flexibilização da faixa exclusiva para ônibus. A mudança, implementada pela RP Mob, gerou protestos e preocupações com impacto econômico.

Mudanças na Avenida Dom Pedro

Desde segunda-feira, a faixa exclusiva na Avenida Dom Pedro voltou a ser totalmente restrita a ônibus, de segunda a domingo. A RP Mob explica que a medida é necessária devido ao aumento no número de ônibus que circulam pela via, com uma frequência média de 8 a 10 minutos durante a semana e 15 minutos aos finais de semana. Durante um período de transição, era permitida a circulação de veículos na faixa em horários específicos e o estacionamento nas faixas de rolagem. Agora, apenas o acesso à faixa para conversão à direita é permitido.

Impactos para Comerciantes e Moradores

A proibição total do estacionamento e a restrição de tráfego causaram grande impacto nos comerciantes da região. Eles relatam previsões de queda nas vendas de até 30%, com alguns comerciantes chegando a cogitar o fechamento de seus estabelecimentos. Além disso, moradores também se manifestaram, relatando dificuldades para estacionar, especialmente aqueles com familiares com deficiência. A RP Mob pretende instalar uma área azul na região, o que acarreta novas preocupações para os comerciantes.

Ações da RP Mob e perspectivas futuras

A RP Mob afirma que está implementando vagas para carga e descarga e estacionamento para deficientes. A área azul, embora planejada, ainda não tem data para entrar em vigor. A empresa também realizará ações de conscientização até 9 de outubro, após o qual a fiscalização e a aplicação de multas serão iniciadas. A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) acompanha a situação e negocia com o poder público para amenizar os impactos, buscando soluções como a flexibilização para carga e descarga e a melhoria da sinalização. Apesar das medidas anunciadas, a insatisfação permanece, com comerciantes planejando manifestações para pressionar por mudanças.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.