CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comércio de Ribeirão Preto registra queda nas vendas

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
Comércio Ribeirão Preto
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

O setor de vestuário liderou as quedas nas vendas em janeiro, de acordo com a Pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Cincovarp, sindicato do comércio varejista de Ribeirão Preto. A maioria das empresas consultadas reportou vendas inferiores em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Queda Acima do Esperado

Marcelo Boze, economista do Cincovarp, explica que a retração nas vendas já era prevista para janeiro, mas a intensidade surpreendeu. “Era esperada uma queda, mas ela foi um pouco mais acentuada do que o esperado”, afirma Boze, relembrando que janeiro de 2014 também não apresentou bons resultados. O economista expressa surpresa com a magnitude da queda, que superou as expectativas de uma desaceleração mais suave.

Antecipação de Compras Escolares

Apesar das expectativas positivas impulsionadas pelo período de volta às aulas, o setor de livraria e papelaria também registrou a terceira maior queda no mês. Boze atribui esse resultado à antecipação das compras de materiais escolares. Segundo ele, o setor tem apresentado um movimento de antecipação, com consumidores realizando as compras em dezembro, o que impactou positivamente o resultado do mês anterior, mas prejudicou o desempenho em janeiro.

Cenário Econômico Desfavorável e Mercado de Trabalho

Boze relaciona o desempenho negativo ao cenário econômico nacional, que gera pessimismo entre os comerciantes. Ele menciona as políticas econômicas restritivas adotadas pelo governo federal, que visam controlar a inflação e o dólar, mas que acabam freando a economia. Além disso, a incerteza em relação ao futuro leva empresários e consumidores a adiarem investimentos e compras.

Outro dado preocupante para a região de Ribeirão Preto é o desempenho do mercado de trabalho. Um boletim da Ceper Fundace, baseado em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, apontou o pior resultado dos últimos 12 meses em dezembro do ano passado. O pesquisador Sérgio Sacurai prevê que o cenário negativo deve persistir. Em Ribeirão Preto, foram registradas 2.237 demissões.

A indústria calçadista, importante para a região de Franca, também enfrenta dificuldades. O setor fechou 2014 com 26.765 funcionários, 1.731 a menos que em 2013, registrando o pior resultado desde 2008. A produção de calçados para exportação é sensível à taxa de câmbio e à renda externa.

Diante desse panorama, o comércio e a indústria da região enfrentam desafios significativos, impactados por fatores econômicos internos e externos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.