Segundo o pesquisador Diego Galli Alberto, os consumidores estiveram mais cautelosos para investirem em compras no final do ano
As vendas do comércio varejista em Ribeirão Preto apresentaram um crescimento tímido em setembro de 2024.
Crescimento Moderado e Cautela do Consumidor
Um levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo, mantido pelo Cincovarp (Sindicato do Comércio Varejista) e a Câmara de Dirigentes Lojistas, apontou um crescimento médio de apenas 0,5% nas vendas em setembro de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo Diego Gali Alberto, pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisa, os consumidores mostraram-se mais cautelosos, reduzindo as compras para quitar dívidas ou poupar para as festas de fim de ano.
Inflação e Confiança do Consumidor
Dados do Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea) indicam que a inflação atingiu 0,58% em setembro para famílias de baixa renda e 0,33% para famílias de alta renda. A confiança do consumidor também apresentou leve queda, passando de 3,6 pontos na pesquisa anterior para 3,2 pontos em setembro, numa escala de 1 a 5 (1 sendo muito pessimista e 5 muito otimista). Apesar da redução, o resultado foi considerado positivo. O índice de confiança em longo prazo (próximos 12 meses) também caiu de 3,6 para 3 pontos, mas igualmente classificado como positivo.
Leia também
Perspectivas para o Fim do Ano
Com o Natal se aproximando, a expectativa é que o comportamento do consumidor possa influenciar o desempenho das vendas nos próximos meses. A cautela observada em setembro, combinada com a inflação e a confiança do consumidor, sugere um cenário de incertezas para o comércio varejista de Ribeirão Preto no final do ano.



