Cardiologista reforça que boas horas de sono são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde; ouça o médico Fernando Nobre
A cultura popular prega que o dia deve ser dividido em três partes de oito horas cada: trabalho, lazer e sono. Dormir bem é fundamental para a saúde, especialmente a cardiovascular. Durante o sono, a pressão arterial, batimentos cardíacos e frequência respiratória diminuem, refletindo a menor demanda do organismo.
A Importância do Sono para a Saúde Cardiovascular
Estudos demonstram a relação entre a privação do sono e o aumento da mortalidade e incidência de doenças. Pesquisadores americanos, liderados pelo Dr. Mark Roskind, conduziram um estudo com dois grupos: um recebeu orientações sobre higiene do sono, focando em oito horas e meia de sono noturno; o outro grupo serviu como controle, mantendo seus hábitos de sono.
Higiene do Sono: Boas Práticas para Dormir Melhor
O grupo que recebeu orientações sobre higiene do sono apresentou melhora significativa na qualidade do sono, ganhando em média uma hora e meia a mais de descanso. As recomendações incluíam manter horários regulares de sono, mesmo nos fins de semana; praticar atividades relaxantes antes de dormir; realizar exercícios físicos regulares durante o dia; e garantir um ambiente escuro, silencioso e com temperatura agradável no quarto. Atividades estimulantes antes de dormir, como assistir a filmes de ação ou jogar videogame, devem ser evitadas.
Leia também
Conclusão
A média de horas de sono nos Estados Unidos é de 8,3 horas, enquanto no Brasil é de apenas 6 horas. Dormir bem contribui para uma vida mais saudável e longa, reforçando a importância de adotar hábitos que promovam um sono reparador.