CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Construção civil apresenta números positivos em Ribeirão Preto

Cidade vai na contramão do país, já que nacionalmente os números apresentam queda
Construção civil Ribeirão Preto
Cidade vai na contramão do país, já que nacionalmente os números apresentam queda

Cidade vai na contramão do país, já que nacionalmente os números apresentam queda

A atividade na indústria da construção civil apresentou sinais de recuperação em relação ao ano passado, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em maio de 2023, o nível de atividade atingiu 42,7 pontos, enquanto em 2024 chegou a 44,1 pontos. Apesar da melhora, os indicadores ainda se encontram abaixo dos 50 pontos, indicando retração da atividade e do emprego no setor. Embora a queda seja menor do que a registrada em 2016, a situação ainda preocupa.

Cenário Local em Ribeirão Preto: Uma Contradição

Em Ribeirão Preto, o cenário é diferente. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o aumento de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida impulsionou a atividade local. O diretor regional do Sinduscon-SP, E. Batista Ferreira, atribui a contradição nos dados ao maior número de obras subsidiadas pelo programa. A atuação conjunta da Caixa Econômica Federal e da prefeitura municipal resultou em um aumento significativo de obras do Minha Casa, Minha Vida, compensando a diminuição de obras de padrão médio e alto.

Impacto na Indústria e Expectativas para o Futuro

Antes da construção civil, a indústria sofreu com a crise. Em Sertãozinho, por exemplo, o emprego formal vem caindo desde fevereiro. Empresários industriais se mostram cautelosos em relação a novos investimentos devido à incerteza política e econômica. A expectativa é de que a situação permaneça estável até o final do ano. Para quem busca comprar um imóvel, a recomendação é aproveitar a crise e os juros baixos para fazer um bom negócio, pois os custos de novas construções tendem a aumentar.

O Mercado Imobiliário e Perspectivas para as Empresas

As empresas do setor precisam otimizar seus recursos, reduzir estoques e ajustar os preços para se manterem competitivas. Alguns lançamentos estão previstos para este ano e o próximo, porém em menor escala que em anos anteriores. A pesquisa nacional indica pessimismo entre os empresários, com o indicador de expectativas de novos empreendimentos e serviços em 48,8 pontos (abaixo dos 50 pontos). O levantamento da CNI foi realizado com 604 empresas, sendo 210 pequenas, 262 médias e 132 grandes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.