Agência disse, em maio, que não haveria valor extra em 2020. Serão cobrados R$ 6,24 a mais a cada 100 kWh consumidos
Bandeira Vermelha Patamar II: Reajuste na Conta de Luz
A partir de hoje, terça-feira, consumidores de todo o país terão um acréscimo em suas contas de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira vermelha patamar II para o mês de dezembro, resultando em um custo extra de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos.
Motivos do Reajuste
A decisão da Aneel foi tomada após reunião realizada ontem. A agência justificou o reajuste pela queda no nível de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos e a retomada do consumo de energia após o período de bandeira verde, vigente até 31 de dezembro devido à pandemia. Com o aumento da demanda, houve necessidade de acionar usinas termelétricas, que são mais caras.
Dicas de Economia
Para minimizar o impacto do aumento na conta de luz, é fundamental que os consumidores redobrem os esforços para evitar o desperdício de energia. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer grande diferença no consumo final. O reajuste é mais um impacto financeiro que a população terá que absorver nos últimos dias do ano.
Leia também
O aumento na conta de energia afeta diretamente o orçamento doméstico, exigindo que os consumidores busquem alternativas para economizar e gerenciar seus gastos com mais cautela. A situação reforça a importância da busca por soluções de energia mais sustentáveis e eficientes.



