CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contratações com carteira assinada caem no Estado de SP

Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nélson Rocha Augusto
Contratações carteira assinada SP
Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nélson Rocha Augusto

Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nélson Rocha Augusto

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou um balanço preocupante sobre o emprego formal em São Paulo em dezembro de 2013. Ribeirão Preto sentiu o impacto, despencando no ranking estadual e levantando questões sobre a saúde da economia local.

Queda Drástica no Ranking

Ribeirão Preto sofreu um revés significativo, caindo da nona para a 334ª posição no ranking estadual em apenas um mês. Essa queda acentuada, conforme apontado por Nelson Rocha Augusto, representa o pior índice de geração de empregos desde 2008, ano marcado pela crise financeira global.

Sazonalidade e Desaceleração Econômica

A economia de Ribeirão Preto, fortemente baseada na prestação de serviços, é naturalmente sazonal. Essa característica explica, em parte, a redução nos postos de trabalho em dezembro. No entanto, a intensidade da queda em 2013 superou até mesmo o ano da crise de 2008. A nível nacional, embora o Brasil tenha criado mais de um milhão de empregos no ano anterior, houve uma desaceleração no final do ano, impulsionada por preocupações com a inflação e uma política monetária mais restritiva.

Perspectivas e Desafios

A expectativa é que a economia brasileira possa corrigir essa rota em alguns meses, ajustando a política fiscal e aproveitando a melhoria no cenário econômico internacional. No entanto, as taxas de juros elevadas podem enfraquecer a retomada. Uma melhora no cenário externo e uma correção na política econômica são cruciais para restaurar a credibilidade no Brasil e estimular o investimento, o que, por sua vez, impulsionará a contratação de novos trabalhadores.

O cenário global, com o Fórum de Davos em andamento e a participação da presidente Dilma Rousseff, traz otimismo. O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um crescimento mais robusto nos Estados Unidos e sinais de recuperação na Europa. O Japão também tem apresentado crescimento, enquanto a China deve desacelerar ligeiramente. A participação do Brasil em Davos é vista como uma oportunidade para convencer investidores internacionais da segurança e estabilidade da política brasileira.

Apesar dos desafios, espera-se que a economia consiga se reequilibrar, embora uma recuperação mais consistente possa ocorrer no segundo semestre do ano.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.