CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Copa do Mundo e festas de final de ano devem impulsionar a contratações em bares e restaurantes

Levantamento da Abrasel aponta que 64% dos comerciantes esperam aumentar o quadro de funcionários no período
Contratações bares restaurantes
Levantamento da Abrasel aponta que 64% dos comerciantes esperam aumentar o quadro de funcionários no período

Levantamento da Abrasel aponta que 64% dos comerciantes esperam aumentar o quadro de funcionários no período

Os últimos meses de 2022 prometem aquecer o setor de bares e restaurantes, impulsionado por eventos como Natal, Réveillon e, principalmente, a Copa do Mundo no Catar, que acontecerá em novembro e dezembro.

Preparação do setor para a alta demanda

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 64% dos estabelecimentos da região da Altamogiana pretendem contratar funcionários até o final do ano. A Copa do Mundo, acontecendo em um período atípico (novembro e dezembro), apresenta um desafio para o setor, que precisa se preparar para atender a demanda e garantir a qualidade do serviço, principalmente em relação à contratação e treinamento de pessoal.

Impacto da Copa do Mundo e expectativas de crescimento

A realização da Copa do Mundo no final do ano, em vez do tradicional meio do ano, não diminui a expectativa de aumento no movimento de bares e restaurantes. A Abrasel estima um crescimento na casa dos 50% em relação à Copa do Mundo e um aumento de 40% considerando o final de ano tradicional. Embora haja incertezas econômicas, o otimismo prevalece entre os empresários, que se preparam para atender a demanda e recuperar as perdas da pandemia.

Recuperação do setor e geração de empregos

O aumento na demanda e as contratações impulsionadas pelas festas de fim de ano e pela Copa do Mundo contribuirão para a recuperação do setor, ainda em processo de recuperação das perdas da pandemia. Embora muitos empregos sejam temporários, há expectativa de que alguns se tornem definitivos, dependendo do desempenho dos funcionários. O setor de bares e restaurantes é um importante gerador de empregos, especialmente o primeiro emprego para muitos jovens, e a Abrasel espera que este crescimento contribua para a estabilidade econômica do setor.

Apesar dos desafios econômicos e das sequelas da pandemia, o setor de bares e restaurantes demonstra otimismo para o final de 2022. A combinação de eventos tradicionais e a Copa do Mundo, apesar da data atípica, impulsiona as contratações e as expectativas de crescimento, contribuindo para a recuperação gradual do setor e para a geração de empregos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.