Trabalhadores afirmaram que ocorreram irregularidades na manutenção dos veículos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades nos gastos com ambulâncias em Ribeirão Preto obteve novas informações importantes. Em depoimentos, os ex-chefes de transporte do SAMU, Divino Augustinho dos Santos e Rogério Alves Borges, confirmaram denúncias de desvios de recursos.
Festas de Fim de Ano com Recursos Públicos
Uma das denúncias confirmadas aponta que empresas com contratos de manutenção com o SAMU patrocinavam festas de fim de ano para funcionários do setor de transporte. Segundo o presidente da CPI, Orlando Pesote, os depoimentos indicam que as oficinas que participaram da licitação da Prefeitura de Ribeirão Preto forneciam alimentos e bebidas para as festas, que reuniam cerca de 50 a 60 funcionários. Os coordenadores do setor tinham conhecimento da situação, inclusive com a participação de um superior, Marcelo Dinargi.
Terceirização Irregular e Falta de Fiscalização
Outra irregularidade apontada pela CPI diz respeito à terceirização de serviços. Uma oficina de Ribeirão Preto, contratada pela Prefeitura, terceirizou o serviço de pintura de veículos, descumprindo o edital. Além disso, a aprovação dos orçamentos ocorria sem fiscalização, sem comprovação da necessidade de troca de peças e sem a apresentação de notas fiscais. A Prefeitura pagava sem qualquer comprovação da execução dos serviços.
Leia também
Licitações com Sobreposição de Serviços
A CPI também investiga possíveis duplicidades em licitações. O setor de transporte do SAMU possui estrutura para troca de óleo dos veículos, mas foram encontradas licitações com valores expressivos para o mesmo serviço. Uma delas supera R$ 1 milhão, levantando suspeitas de pagamento duplicado pelo mesmo serviço. A CPI pretende analisar o consumo de combustível num posto dentro da Secretaria de Infraestrutura.
Na próxima semana, a CPI ouvirá o ex-coordenador do SAMU, Marcelo Dinardi. As investigações continuam em andamento para apurar todas as irregularidades apontadas.



