Contratações aumentaram 70% no primeiro semestre deste ano
Crescimento nas Contratações de Pessoas com Deficiência
Um levantamento da Secretaria Estadual do Emprego revelou um aumento significativo nas contratações de pessoas com deficiência no primeiro semestre deste ano, com um crescimento de cerca de 70%. Mais de mil pessoas com algum tipo de deficiência foram empregadas, segundo pesquisa realizada em parceria com postos de atendimento ao trabalhador.
Experiências Positivas e Inclusão no Mercado de Trabalho
Depoimentos de pessoas com deficiência que já estão empregadas demonstram que o processo seletivo foi justo e igualitário. Um trabalhador relatou: “Eu sofri todas as etapas admissionais como uma pessoa normal e, como você pode ver, exerço minha função como uma pessoa normal. Eu tiro a mesma quantidade que peço, a produção é a mesma coisa. Por mais que eu tenha uma limitação nas operações, eu consigo ajudar os meus parceiros a desenvolver o trabalho.”
Lei de Cotas e Fiscalização
A coordenadora da central de atendimento ao trabalhador, Luciana Góez, atribui parte desse crescimento à intensificação da fiscalização da lei de cotas. A lei determina que empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. Quando empresas são notificadas, as vagas são cadastradas no CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), aumentando a visibilidade dessas oportunidades para a população. Renato Sanchez, diretor de uma empresa que atua na inclusão, destaca a importância de garantir a inclusão com qualidade, assegurando que esses profissionais possam render e ser avaliados da mesma forma que qualquer outro funcionário.
Leia também
- Crescimento do trabalho autônomo no brasil: Número de pessoas que preferem trabalhar de forma autônoma cresce, segundo o DataFolha
- Dados apontam crescimento no número de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de Trabalho
- Preparação dos jovens para o trabalho: Qual a visão dos líderes do mercado de trabalho sobre a nova geração de trabalhadores?
Atualmente, existem 74 vagas disponíveis para pessoas com deficiência em diversas cidades da região, de acordo com a Secretaria de Empregos de São Paulo. Para mais informações, procure o posto de atendimento ao trabalhador mais próximo. Em Ribeirão Preto, o atendimento é realizado na Rua Flávio Choa, número 1180, no bairro Campos Elíseos.



