Saiba mais sobre o tema e a mudança no perfil do mercado de trabalho com o consultor do CIEE, Eliezér Nascimento
O mercado de trabalho está em constante transformação, e uma tendência recente mostra um aumento significativo no número de pessoas acima de 50 anos buscando estágios. De acordo com um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIE), as contratações para estágios nessa faixa etária cresceram 5% no último ano, com 670 estagiários acima dos 50 anos somente em São Paulo.
Estágios para +50: Uma Nova Realidade
Essa mudança de comportamento demonstra uma adaptação do mercado de trabalho, impulsionada em parte pelos efeitos da pandemia. Muitos profissionais estão retornando aos estudos, buscando graduação ou pós-graduação para ampliar suas qualificações e se reinserir no mercado de trabalho. O estágio surge como uma peça estratégica nessa integração, oferecendo uma oportunidade de aprendizado e experiência profissional para essa população.
Oportunidades e Áreas de Atuação
As vagas de estágio para profissionais com mais de 50 anos estão concentradas principalmente em áreas como administração, marketing e publicidade e propaganda. Na região de Ribeirão Preto e Franca, por exemplo, há mais de mil oportunidades disponíveis. Esses estágios não se limitam a áreas em que os profissionais já atuavam, permitindo a exploração de novas carreiras e habilidades.
Leia também
- Mercado de trabalho registra alta na contratação de pessoas acima dos 50 anos
- Crescimento do trabalho autônomo no brasil: Número de pessoas que preferem trabalhar de forma autônoma cresce, segundo o DataFolha
- Agressão por vaga de estacionamento: Homem é agredido durante discussão por conta de vaga de estacionamento na zona Sul
Efetivação e Qualificação Contínua
A chance de efetivação após o estágio é real e depende, principalmente, da competência e do interesse demonstrado pelo estagiário. A capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática, aliada à demonstração de vontade de aprender e contribuir para a empresa, são fatores cruciais. O CIE oferece suporte nesse processo, disponibilizando uma plataforma com mais de 40 cursos gratuitos em parceria com instituições como a UFPE e a Fundação Getúlio Vargas, permitindo que os estagiários se qualifiquem continuamente durante o período de estágio.
Para aqueles interessados em participar, o portal do CIE (cie.org.br) oferece um sistema intuitivo que filtra as vagas de acordo com a localização e perfil do candidato, facilitando a busca por oportunidades próximas à sua residência. Essa iniciativa demonstra a crescente inclusão de profissionais mais experientes no mercado de trabalho, oferecendo novas perspectivas e oportunidades para uma parcela significativa da população.



