CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De Sertãozinho para Tóquio: Christian Gabriel conta sua ‘corrida’ história no paratletismo

Direto do Japão, atleta conta os preparativos para os Jogos Paralímpicos; acompanhe o 'Papo Esportivo CBN', com Osvaldo Luís
paratletismo
Direto do Japão, atleta conta os preparativos para os Jogos Paralímpicos; acompanhe o 'Papo Esportivo CBN', com Osvaldo Luís

Direto do Japão, atleta conta os preparativos para os Jogos Paralímpicos; acompanhe o ‘Papo Esportivo CBN’, com Osvaldo Luís

Entrevista com Christian Tapiniel, atleta paralímpico brasileiro

Desafios da viagem e adaptação ao fuso horário

Christian Tapiniel, atleta paralímpico brasileiro da equipe Nauru, concedeu entrevista à CBN, relatando os desafios de sua viagem ao Japão para os Jogos Paralímpicos. A viagem de 37 horas, com escala no Qatar, foi desgastante. A maior dificuldade, segundo ele, foi a adaptação ao fuso horário de 12 horas. Chegando às 4h da manhã no Japão, Christian teve que se esforçar para manter-se acordado e respeitar o horário local, lutando contra o sono mesmo após um café da manhã às 7h30. Ele conseguiu apenas um descanso de duas horas à tarde, dormindo apenas à noite.

Preparação para os Jogos Paralímpicos e categoria T37

A preparação de Christian para os Jogos Paralímpicos tem sido intensa desde 2019, quando ele conquistou uma vaga na seleção. Ele compete na categoria T37, destinada a atletas com paralisia cerebral, especificamente com afetação no membro inferior e superior direitos. Apesar das limitações físicas, Christian treina intensamente, adaptando alguns exercícios para compensar suas deficiências. Sua primeira participação em Jogos Paralímpicos, aos 19 anos, é fruto de muito esforço e dedicação.

Expectativas para as competições e trajetória no atletismo

Christian se mostra confiante para as provas de 100m e 200m, com tempos de 11,29s e 22,80s, respectivamente. Ele destaca a forte concorrência, incluindo atletas da Rússia, Estados Unidos e Brasil. Sua prova principal é a de 200m, onde espera alcançar uma boa performance. Sua trajetória no atletismo começou em 2018, aos 15 anos, após uma suspensão escolar, quando um amigo o convidou para treinar. Desde então, Christian coleciona conquistas, incluindo o ouro nos 100m e 200m no Mundial de Not Will, em 2019. Ele atribui seu sucesso a uma combinação de talento, esforço e um propósito maior na vida, mostrando gratidão pelo apoio da família e amigos.

A entrevista finaliza com uma conversa descontraída sobre outros assuntos, incluindo jogos de truco com colegas na Vila Paralímpica, a saudade da família e o futebol, mostrando a personalidade alegre e determinada do atleta. Christian demonstra confiança em seu desempenho e a esperança de trazer medalhas para o Brasil.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.