CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Adolescente suspeito morte ex-prefeito: Depoimento de jovem suspeito da morte de Vanderlei Mársico mistura real com ficção, diz delegado

Adolescente de 17 anos foi preso em Tijucas (SC) e se recusou a entregar os outros envolvidos no crime
adolescente suspeito morte ex-prefeito
Adolescente de 17 anos foi preso em Tijucas (SC) e se recusou a entregar os outros envolvidos no crime

Adolescente de 17 anos foi preso em Tijucas (SC) e se recusou a entregar os outros envolvidos no crime

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no último sábado em Itapema, Santa Catarina, suspeito de envolvimento na morte do ex-prefeito de Takuaritinga, Van der Leymársico. Em depoimento à polícia civil, o jovem detalhou o ataque, a motivação e um passeio com o carro roubado da vítima, mas a polícia considera que sua versão mistura fatos com elementos fantasiosos e possíveis mentiras.

Segundo o delegado Claudemir Pereira da Silva, em coletiva realizada na segunda-feira, o adolescente confessou participação no crime, mas se recusou a informar quem seriam os outros envolvidos. Ele relatou que entrou na casa do ex-prefeito pulando o portão, encontrou a porta dos fundos aberta e foi direto ao quarto, onde Van der Leymársico estava dormindo. O jovem afirmou ter imobilizado o ex-prefeito com um mata-leão, que reagiu, levando a agressões com tapas e socos até perder os sentidos. Em seguida, amarrou pés e mãos da vítima e, antes de sair, colocou uma meia na boca dele para impedir nova reação. Apesar da violência, o adolescente disse que o ex-prefeito ainda estava vivo ao deixar a casa.

A motivação apresentada pelo menor envolve uma discussão após ele ter pedido carona a Van der Leymársico no bairro Jardim São Sebastião, em Mora, e ter sido negado. Após o episódio, ele teria planejado o crime ao ver o ex-prefeito entrando em casa. O adolescente possui histórico de infrações, incluindo passagens pela Fundação Casa por tráfico de drogas e furtos.

A polícia civil trabalha com a linha de investigação de latrocínio (roubo seguido de morte), já que foram roubados o carro, uma corrente de ouro e o celular da vítima. No entanto, outras hipóteses, como crime político ou passional, não foram descartadas. Imagens de câmeras de segurança indicam que três homens pularam o portão e permaneceram na residência por 55 minutos. Após o crime, o adolescente teria saído dirigindo o carro do ex-prefeito na contramão. A investigação que levou à apreensão do jovem começou a partir do rastreamento do celular roubado.

Pontos-chave

  • Adolescente de 17 anos apreendido em Itapema por suspeita de envolvimento na morte do ex-prefeito Van der Leymársico.
  • Confissão parcial do menor, que detalhou o ataque, mas misturou fatos com informações consideradas fantasiosas pela polícia.
  • Investigação trabalha com hipótese principal de latrocínio, mas não descarta crime político ou passional.
  • Imagens mostram três suspeitos na casa da vítima; o adolescente tem histórico criminal e foi identificado pelo rastreamento do celular roubado.
Entenda melhor

Latrocínio é o crime de roubo seguido de morte, caracterizado quando o objetivo inicial é o roubo, mas a vítima acaba sendo assassinada durante a ação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.