CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desemprego e juros alto diminuem oferta de crédito em bancos e financiadoras

Baixa foi de 4% no mês de fevereiro, segundo levantamento feito pela Boa Vista SCPC
Crédito imobiliário
Baixa foi de 4% no mês de fevereiro, segundo levantamento feito pela Boa Vista SCPC

Baixa foi de 4% no mês de fevereiro, segundo levantamento feito pela Boa Vista SCPC

Apesar da recente redução na taxa de juros, o crédito continua em baixa. Dados de fevereiro apontam queda de 4% na procura pelo crédito em relação a janeiro, e uma redução de 9,5% nos últimos 12 meses.

Cautela do Consumidor

Para Ian Catani, economista da Boa Vista SCPC, essa tendência reflete uma mudança de comportamento do consumidor. A cautela se deve a fatores como insegurança quanto ao futuro, redução de renda e lembranças da crise econômica passada. Com perspectivas de ganhos incertas, o consumidor está mais propenso a diminuir gastos e evitar novas dívidas.

Comparativo e Previsões

A redução na demanda por crédito também é significativa em comparação com o mesmo período do ano anterior, com uma queda de 8,4%. As instituições financeiras sentiram o impacto mais fortemente, com uma redução de 14% na demanda nos últimos 12 meses, enquanto o segmento não financeiro registrou queda de 6,7%. Apesar do cenário atual, a expectativa é de uma retomada gradual da procura por crédito a partir do segundo semestre, impulsionada por um aumento na confiança do consumidor.

Em resumo, a cautela do consumidor, aprendizado com crises passadas e a insegurança econômica atual são os principais fatores que contribuem para a baixa procura por crédito, mesmo com a redução das taxas de juros. A previsão é de melhora gradual no segundo semestre.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.