Os contribuintes têm a chance de escolher onde o dinheiro deve ser inserido e fomentar projetos sociais
Está chegando o período de destinação de parte do imposto de renda para conselhos de crianças e adolescentes. Contribuintes têm até 28 de dezembro para realizar essa antecipação, que não se trata de doação, mas sim de destinação de parte do imposto devido.
Destinação do Imposto de Renda: Como Funciona?
A destinação pode aumentar a restituição para quem tem imposto a restituir ou reduzir o imposto a pagar em abril. Pessoas físicas podem antecipar até 6% do imposto devido, enquanto pessoas jurídicas podem antecipar até 1%, sendo possível destinar 1% para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e 1% para o Conselho do Idoso. O cálculo pode ser feito com base no imposto do ano anterior ou por meio de simuladores disponíveis no site da Receita Federal.
Simulação e Destinação: Dicas Práticas
Para facilitar o cálculo, contribuintes podem usar o simulador da Receita Federal ou basear-se no imposto de renda do ano anterior. No caso de pessoas jurídicas, o pagamento deve ser feito até 31 de dezembro. Em Ribeirão Preto, o boleto pode ser gerado no site da prefeitura; em outros municípios, é necessário ir ao conselho para obter informações sobre o depósito e o recibo.
Leia também
Importância da Destinação e Mitigação de Medos
Apesar do potencial de arrecadação significativo (29 milhões em Ribeirão Preto, por exemplo), a contribuição ainda é baixa. A desinformação contribui para isso, com muitos contribuintes temendo a malha fina ou o uso indevido dos recursos. É importante ressaltar que a destinação não aumenta as chances de cair na malha fina, e os recursos são destinados a uma conta específica, movimentada apenas pelo conselho para projetos aprovados. A transparência é um ponto positivo, permitindo que o contribuinte acompanhe a aplicação do recurso destinado.
Com o prazo se aproximando, é fundamental que os contribuintes se informem e participem dessa iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento de projetos que beneficiam crianças e adolescentes. A destinação do imposto é uma oportunidade de direcionar recursos para causas importantes e acompanhar o impacto do seu investimento.



