Empregabilidade do período também aumentou: 5,7%; Diego Gali Alberto analisa os dados e projeta o final do ano
O comércio de Ribeirão Preto registrou crescimento nas vendas em outubro, impulsionado principalmente pelo Dia das Crianças, segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (órgão mantido pelo Cincovap e pela CDL Ribeirão Preto).
Dia das Crianças e o crescimento das vendas
O economista Diego Gali Alberto, do Cincovap, explicou que o crescimento médio das vendas em outubro foi de 6,5%. Houve um pico de vendas no Dia das Crianças, seguido por uma queda no restante do mês, mas o resultado final se manteve positivo e contrastou com o desempenho mais fraco de setembro (1,5% de crescimento em relação a atrássto).
Perspectivas positivas para o fim do ano
Apesar de uma queda de aproximadamente 1% nas vendas em comparação ao ano passado (dentro da margem de erro), o varejo registrou a nona variação positiva consecutiva em 2023 (apenas janeiro teve resultado negativo). Essa tendência positiva alimenta as expectativas para a Black Friday e o Natal, consideradas as datas mais importantes para o comércio. As obras de mobilidade urbana no centro da cidade, embora com impactos negativos, não desanimam os lojistas, que mantêm uma perspectiva positiva para o fim do ano.
Confiança do varejo e geração de empregos
O índice de Confiança do Varejo (Simpovart/CDL), que varia de 1 (muito pessimista) a 5 (muito otimista), registrou 3,4 pontos em outubro, ante 2,7 pontos em setembro. Este aumento reflete a confiança dos lojistas com as vendas de outubro e as perspectivas positivas para as datas festivas. O crescimento do comércio também impacta positivamente na geração de empregos na cidade. A abertura facultativa do comércio de rua (9h às 18h) e dos shoppings (12h às 20h) no dia 15 de novembro antecipa o aquecimento das vendas, impulsionado pela Black Friday e o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. A coincidência da Black Friday com o décimo terceiro tende a aquecer ainda mais a economia.



