Ouça a coluna ‘CBN Cerveja e Conteúdo’, com Bia Amorim
Em 17 de março, o mundo celebra o Dia de São Patrício, uma data que, para muitos, se resume à celebração com cerveja. Mas qual a relação entre a bebida e o santo britânico, considerado o padroeiro da Irlanda?
São Patrício e o Cristianismo na Irlanda
São Patrício, responsável por levar o cristianismo à Irlanda, é figura central na data comemorada desde 1903 como feriado nacional no país. O trevo, símbolo da festa, era utilizado pelo santo para explicar a Santíssima Trindade. Sua importância religiosa e a tradição de celebração com cerveja contribuíram para a popularização da data globalmente.
O Dia de São Patrício pelo Mundo
A festividade se espalhou pelo mundo, colorindo ruas e rios de verde, vestindo as pessoas com trajes temáticos e tingindo até mesmo a cerveja com corante alimentício. Em Ribeirão Preto, a celebração é garantida com diversos bares oferecendo cervejas verdes e eventos temáticos, como no Point da Sp330, Black Bulldog, Cervejaria Nacional, Riddler Barrow e Lund, entre outros.
Leia também
Sugestões de Cervejas para o Dia de São Patrício
Para brindar à data, a Guinness, uma dry stout, é uma opção clássica e bastante popular. Outras sugestões incluem a Murphys (com opções de stout e Irish Red) e cervejas nacionais com o estilo Irish Red. A Guinness, por exemplo, vende 150 litros a cada segundo em todo o mundo no Dia de São Patrício.
O Dia de São Patrício é uma data alegre e festiva, celebrada com música celta, trajes verdes e, claro, muita cerveja. Seja com uma celebração discreta ou em eventos temáticos, a data convida a um brinde à cultura irlandesa e à tradição de São Patrício.