CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entidade cria comitê para pensar estratégias e amenizar os impactos no turismo em Ribeirão

Somente na cidade, cerca 80 hotéis e 2500 bares e restaurantes estão vendo seu faturamento despencar nos últimos dias
impactos turismo Ribeirão
Somente na cidade, cerca 80 hotéis e 2500 bares e restaurantes estão vendo seu faturamento despencar nos últimos dias

Somente na cidade, cerca 80 hotéis e 2500 bares e restaurantes estão vendo seu faturamento despencar nos últimos dias

Um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus é o turismo. Em Ribeirão Preto, eventos importantes que impulsionavam a economia local foram cancelados, como a AgriShow e a Feira do Livro. A Convenção, entidade não governamental sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento econômico por meio do turismo, estima impactos incalculáveis.

Impactos Econômicos Devastadores

Ribeirão Preto possui cerca de 80 hotéis e 14 mil leitos, além de mais de 2.500 restaurantes, bares e lanchonetes. Com as medidas de isolamento social, a movimentação caiu drasticamente. O vice-presidente da Convenção em Ribeirão Preto e presidente nacional da entidade, Março Santiago, destaca a preocupação com a sustentabilidade do setor após meses de estagnação. Hotéis enfrentam dificuldades em devolver valores referentes a eventos cancelados, como a AgriShow, onde empresas haviam feito reservas e pagamentos antecipados para hospedagem, mesmo após terem realizado investimentos em reformas e melhorias em seus estabelecimentos.

Medidas de Enfrentamento e Ações da Convenção

Para minimizar os impactos e preservar empregos, a Convenção criou um comitê de crise. Uma das ações foi solicitar à prefeitura de Ribeirão Preto a redução de tributos ou flexibilização de pagamentos para empresas do setor. Entretanto, até o momento, não houve retorno da administração municipal. Santiago enfatiza a importância do turismo para a economia da cidade, alertando para as consequências negativas caso o setor entre em colapso. A Convenção também busca soluções internas, reunindo-se com associados para discutir formas de colaborar no combate à pandemia. Uma proposta em desenvolvimento é oferecer hospedagem gratuita a profissionais de saúde que trabalham no Hospital das Clínicas, buscando um equilíbrio entre a ajuda mútua e a disponibilidade de recursos.

Solidariedade e Planejamento Futuro

A iniciativa de oferecer hospedagem gratuita aos profissionais de saúde prevê a preparação de leitos com as devidas precauções para evitar a disseminação do vírus, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. A Convenção busca assegurar a segurança dos hotéis participantes e está em contato com a prefeitura para buscar apoio, porém, até o momento não obteve resposta. O futuro do setor turístico permanece incerto, dependendo da evolução da pandemia e das medidas de isolamento social. A solidariedade e a busca por soluções criativas são as principais estratégias para enfrentar a crise.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.