CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estação da Mogiana se deteriora enquanto futuro do prédio segue indefinido

Estação da Mogiana se deteriora enquanto futuro do prédio segue indefinido
Estação da Mogiana
Estação da Mogiana se deteriora enquanto futuro do prédio segue indefinido

Estação da Mogiana se deteriora enquanto futuro do prédio segue indefinido

A antiga estação de trens de Ujjana, em Ribeirão Preto, outrora um símbolo de desenvolvimento e progresso, hoje enfrenta o abandono e a deterioração. Janelas quebradas, cacos de vidro, paredes pichadas e mato crescente são a triste realidade do local.

Um Marco Histórico Esquecido

Durante décadas, a estação foi um ponto central de movimento, conectando pessoas e impulsionando a economia local através do transporte de passageiros e, principalmente, do café. O professor Sérgio Campos Gonçalves, do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, ressalta a importância da infraestrutura ferroviária para o desenvolvimento de Ribeirão Preto, uma cidade que prosperou graças à cultura do café e à sua eficiente rede de transporte para o Porto de Santos.

Do Auge ao Declínio

Inaugurada em 1965, a estação representava modernidade e fazia parte da expansão da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. A estrutura substituiu a antiga estação central, marcando uma nova fase de crescimento. A VLI administrou o local até 2023, quando o devolveu ao governo federal. Atualmente, o Ministério Público Federal e o Instituto de História do Trem discutem o futuro da área. A linha férrea, antes utilizada para passageiros até o final dos anos 70, hoje serve apenas para o transporte de cargas. A Maria Fumaça, outrora um símbolo de progresso, permanece exposta na Avenida Mogiana, testemunhando um passado glorioso.

Um Futuro Incerto

O ajudante de motorista Alain Feliciano, que trabalha próximo à estação, relata a crescente deterioração do local, que se tornou alvo de vandalismo e criminalidade. O historiador Sérgio Campos defende alternativas realistas para a revitalização da estação, integrando-a ao funcionamento econômico da cidade e explorando o potencial turístico da região. O Instituto de História do Trem aguarda a formalização da cessão do imóvel pela União para iniciar a restauração e a implantação do Museu Ferroviário.

Resta esperar que os planos saiam do papel e que a estação de Ujjana recupere seu valor histórico e cultural para a cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.