Tenente dos Bombeiros, Jean Gomes falou com a CBN Ribeirão
A escassez de chuvas combinada com o descaso da população tem aumentado o número de queimadas em Ribeirão Preto, Estiagem aumenta chamados para combates a, gerando trabalho intenso para o Corpo de Bombeiros e riscos para a população local. O tenente Jean Gomes, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, explicou que a maior preocupação durante o período de estiagem é o aumento das queimadas, especialmente em áreas de vegetação.
Volume de chamados durante a estiagem
Segundo o tenente, antes do outono, o Corpo de Bombeiros recebia cerca de 15 chamados mensais relacionados a queimadas. No entanto, em abril, esse número subiu para aproximadamente 70 a 80 chamados, mesmo com algumas chuvas no início do mês. A tendência é que o número de ocorrências aumente ainda mais durante o outono e inverno, devido à previsão de chuvas mais dispersas neste ano.
Preparação do Corpo de Bombeiros: O tenente informou que toda a equipe de incêndio, exceto as viaturas de resgate, está equipada para atuar em ocorrências de queimadas. Além disso, parte do efetivo administrativo também é escalada para apoiar essas operações, devido à alta demanda neste período.
Leia também
Principais causas e legislação: As queimadas geralmente ocorrem em pequenos terrenos residenciais e às margens das estradas, muitas vezes provocadas por bitucas de cigarro descartadas de forma inadequada. O tenente ressaltou que essas ações configuram crimes, com legislação municipal aplicável em áreas urbanas e estadual nas áreas rurais e estradas. A baixa umidade do ar agrava o risco de propagação do fogo.
Alerta à população:
“O Corpo de Bombeiros solicita a toda a população que nos auxilie nesse período crítico, evitando o uso indevido do fogo para limpeza de terrenos ou destruição de objetos. É importante que o material orgânico cortado seja removido para locais apropriados ou enterrado, evitando que terceiros possam iniciar incêndios acidentais.”
O tenente também destacou que as queimadas prejudicam a qualidade do ar, afetando a saúde da população, e agradeceu a colaboração de todos para que o outono e inverno tenham melhor qualidade ambiental.
Importante considerar
O aumento das queimadas em períodos de estiagem exige atenção redobrada da população e das autoridades. A prevenção, por meio do uso responsável do fogo e do descarte correto de resíduos, é fundamental para reduzir riscos e preservar a qualidade do ar em Ribeirão Preto.



