Jovens protestam contra o aumento de 120% no valor das refeições
Estudantes da UFSCar ocupam reitoria em protesto contra aumento de 122% no valor da refeição universitária.
Ocupação da Reitoria
Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ocuparam o prédio da reitoria nesta quarta-feira em protesto contra um aumento de 122% no preço das refeições no restaurante universitário. A ocupação, que começou na noite de terça-feira, impediu a entrada de funcionários na manhã de quarta. Segundo a estudante de Pedagogia Beatriz Carvalho, o protesto é pacífico, mas reivindica a ampliação de bolsas de assistência estudantil para que os alunos continuem tendo acesso à alimentação no campus.
Manifestação e Reivindicações
A manifestação começou em frente ao restaurante universitário e seguiu até o prédio da reitoria, onde os estudantes colocaram cartazes e realizaram uma assembleia. Cerca de 100 estudantes participaram do protesto na tarde de terça-feira. O valor da refeição para estudantes sem assistência estudantil subiu de R$ 1,80 para R$ 4,00. Os alunos argumentam que o aumento, apesar de justificado pela falta de reajuste nos últimos 15 anos, deveria ter sido discutido previamente com eles. Eles já prepararam propostas para apresentar à reitoria.
Leia também
Protesto em Sorocaba e posicionamento da Reitoria
Estudantes da UFSCar em Sorocaba também realizaram protestos, ocupando prédios de salas de aula. Em nota, a reitoria da UFSCar reconheceu o direito à manifestação e afirmou que está tomando providências. Leandro Gonçalves, um dos estudantes, destacou a dificuldade que os alunos têm em arcar com o novo valor das refeições. Eduardo Rezende, membro do Diretório Central dos Estudantes, reforçou a necessidade de diálogo e negociação.
O movimento estudantil demonstra a preocupação com o acesso à alimentação no campus e a busca por soluções que garantam a permanência dos alunos na universidade.



