CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo em parceria com o HC apresenta resultados positivos no tratamento de pacientes graves com Covid-19

Pesquisa internacional testa um novo medicamento, que possibilita uma recuperação mais rápida da respiração
tratamento Covid-19
Pesquisa internacional testa um novo medicamento, que possibilita uma recuperação mais rápida da respiração

Pesquisa internacional testa um novo medicamento, que possibilita uma recuperação mais rápida da respiração

Um novo medicamento mostra resultados promissores no tratamento de pacientes graves com Covid-19, segundo estudo internacional com a participação do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Combate à Inflamação Pulmonar

A pesquisa, iniciada em 2020, focou no combate à inflamação pulmonar, um fator crucial na gravidade da doença. Foram testados anticorpos monoclonais, inicialmente em 15 pacientes em Ribeirão Preto, com resultados positivos na redução da inflamação. Um estudo paralelo na Itália, utilizando uma molécula similar e mais barata, obteve resultados semelhantes.

Estudo Fase 2 e Resultados

Na fase 2 do estudo, randomizada com placebo, a nova molécula demonstrou reduzir significativamente a inflamação em pacientes graves. Os pacientes tratados apresentaram recuperação mais rápida da respiração, necessitando de oxigênio por menos tempo que o grupo placebo. Embora as vacinas tenham diminuído a gravidade da Covid-19, a pesquisa oferece uma nova opção terapêutica para casos graves.

Próximos Passos e Disponibilidade

Apesar dos resultados positivos, a pesquisa ainda precisa de estudos adicionais. A expectativa é que o medicamento se torne uma ferramenta eficaz para pacientes com casos graves de Covid-19, especialmente aqueles que não podem ser vacinados ou possuem alguma imunodeficiência. A velocidade do desenvolvimento desse tratamento, assim como das vacinas, demonstra a resposta eficiente da ciência frente à pandemia. O medicamento poderá ser disponibilizado futuramente em hospitais, oferecendo mais uma opção no tratamento de casos graves da doença.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.