CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estudos apontam que Covid-19 pode afetar saúde sexual masculina

Médico urologista explica qual pode ser a relação entre homens que se recuperaram da doença e problemas como disfunção erétil
Estudos apontam que Covid
Médico urologista explica qual pode ser a relação entre homens que se recuperaram da doença e problemas como disfunção erétil

Médico urologista explica qual pode ser a relação entre homens que se recuperaram da doença e problemas como disfunção erétil

Até meados de outubro deste ano, Estudos apontam que Covid, Ribeirão Preto registrou 46 mortes por Covid-19. Embora muitos pacientes tenham se recuperado ou apresentado sintomas leves, sequelas da doença ainda estão sendo estudadas.

O médico urologista Dr. Elizeu Beneto explicou que a Covid-19 pode afetar a saúde sexual masculina, especialmente a fertilidade. Durante a fase aguda da pandemia, foram observados casos de disfunção erétil e trombose do plexo dorsal do pênis, embora nem sempre fosse possível confirmar a relação direta com a doença.

Impactos da Covid-19 na saúde sexual masculina

Estudos recentes, como um da USP, indicam correlação entre Covid-19 e eventos tromboembólicos, orquite crônica (inflamação dos testículos) e redução na produção de testosterona. Essas condições podem levar a hipogonadismo e infertilidade, pois a inflamação crônica pode diminuir a produção de espermatozoides.

Alterações na fertilidade e sua reversibilidade: As alterações na produção de espermatozoides tendem a ser temporárias, pois a espermatogênese se renova trimestralmente. No entanto, em casos graves, principalmente em pacientes hospitalizados e que receberam medicamentos para suporte de vida, as sequelas podem ser permanentes. Mesmo pacientes com sintomas leves podem apresentar complicações, como trombose peniana.

Outros sintomas e orientações: Problemas relacionados ao aparelho urinário são raros. As queixas mais comuns envolvem redução hormonal, especialmente em homens mais velhos, que já apresentam declínio natural da testosterona. Sintomas de hipogonadismo incluem fadiga, baixa disposição, redução do libido, dificuldade para perder peso e perda de massa muscular.

Tratamento e importância do acompanhamento médico: O hipogonadismo pode ser tratado com reposição hormonal assistida, que deve ser indicada e acompanhada por profissionais especializados. Dr. Elizeu destaca a importância de os homens buscarem ajuda médica, superando tabus relacionados à saúde sexual.

Informações adicionais

A vacinação contra a Covid-19 está disponível na rede pública e é fundamental para evitar casos graves e possíveis sequelas da doença, que ainda estão sendo estudadas devido à sua recente ocorrência.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.